Aplicativos de tarot

AppUma rápida busca na internet vai lhe render milhares de horas navegando por páginas que prometem uma leitura de tarot online gratuita. Aplicativos e outros softwares existem aos montes para ler tarot para você.

E como eles funcionam? Basicamente, eles pedem que você se concentre na questão e, então, ao clicar, selecionam uma carta (ou mais) que trará sua resposta.

E de onde vem a resposta? De um banco de dados com traduções das cartas.

Eu digo traduções nesse caso porque não há uma interpretação. Não há uma análise da questão feita e uma vinculação dos significados dos Arcanos selecionados, resultando numa resposta verdadeira. Você faz uma pergunta, clica no link, vê uma carta e uma explicação dela. Apenas isso. Sem considerar o que foi perguntado.

Isso tem validade como leitura? Desse jeito, não.

Contudo, se houver uma pessoa real intermediando isso, não vejo problema. Deixe-me explicar.

Assumindo que a única coisa que é aproveitada dessas rotinas de sistema é a geração aleatória de uma sequência de cartas, isso tem o mesmo princípio de embaralhar e cortar o baralho de tarot. Assim, se um tarólogo usar esse mecanismo e realmente interpretar o resultado, é possível usar o aplicativo em questão.

Agora, se você vai querer consagrar seu smartphone da mesma maneira que você consagra um tarot, aí é com você. Não me atrevo a julgar o mérito disso.

O ponto principal é, sim, ter alguém interpretando o resultado. Máquinas podem realizar muitas tarefas, mas ainda não substituíram o insight humano e a compreensão das muitas facetas de uma personalidade buscadora. Eu mesmo já realizei tiragens importantes usando um aplicativo no meu smartphone quando não estava com um dos meus tarots à disposição, e não tenho ressalvas quanto a isso. Na prática, o aplicativo me mostrou as cartas e eu interpretei o resultado, ignorando as traduções de fábrica e até mesmo as tiragens-padrão que ele tem embutido.

E você, o que acha de aplicativos de tarot?

2 thoughts on “Aplicativos de tarot

  1. Josi

    Oi Marcelo,
    Eu uso sempre e gosto muito. Como você, o app também já me salvou em momentos em que eu precisava de uma resposta que não estava enxergando. A aleatoridade é impressionante, muito mais que isso. A sincronicidade.
    Queria te pedir um posto sobre consagração de tarot, quando possível.
    Nunca fiz e não sabia nada sobre isso. Grande abraço, parabéns pelo blog.

Deixe um comentário