Pamela Colman Smith

Pamela Colman SmithAcredito que alguns de vocês reconheçam o nome, mas não a face. A pessoa da foto à esquerda é Pamela Colman Smith, responsável por ter criado a arte utilizada no tarot idealizado por Waite e publicado por Rider. É a ela que devemos a tradução dos significados dos números dos Arcanos Menores em imagens.

Contudo, ela não recebeu o mérito devido naquela época. Mesmo pertencendo à Golden Dawn, Ordem Iniciática de que Waite também fazia parte, aparentemente seu irmão de Ordem não lhe deu o apoio necessário para que seu trabalho fosse honrado de maneira correta.

Sabe por quê? Simples. Faça uma pesquisa na internet agora. Acabei de fazer. Note o número de páginas relevantes. Vamos a alguns termos:

  • rider tarot: 655.000 resultados
  • waite tarot: 533.000 resultados
  • rider waite tarot: 482.000 resultados
  • rider waite smith tarot: 174.000 resultados
  • pamela colman smith tarot: 89.600 resultados

O que isso nos mostra? Que a maior relevância foi dada a quem publicou. Depois a quem idealizou, e, por fim, a quem ilustrou. Mesmo se somarmos os resultados das duas buscas que envolvem o nome da ilustradora, não chegamos a 14% do total de páginas na internet.

Deixo a você imaginar a razão disso. Talvez seja porque vivemos numa sociedade patriarcal na qual o papel da mulher acaba sendo relegado à esfera secundária, talvez seja por simples preconceito ou até desconhecimento…

Aí você procura por um tarot tradicional e encontra o tarot de Waite (incluindo o Tradicional de Waite e o Universal de Waite) e o tarot Rider-Waite com facilidade. Vai procurar por um tarot Rider-Waite-Smith e às vezes descobre que nem mesmo os fabricantes decidiram honrar o nome da ilustradora – tudo bem, isso foi retificado com edições comemorativas desse tarot, em especial a Pamela Colman Smith Commemorative Set, que, salvo engano, foi lançado em 2009, mas esperar um século para retificar um erro é muito tempo… Ainda mais numa Arte que não é tão antiga assim.

Em todo caso, replico aqui uma carta que encontrei na página da taróloga Mary K. Greer, escrita por Pamela Colman Smith ao seu mentor na área artística. O grifo, em vermelho, é meu:

Carta de Pamela Colman Smith

Em tradução livre, o trecho grifado diz: “Acabei de terminar um grande trabalho em troca de pouco dinheiro: um conjunto artístico de cartas para um tarot. 80 imagens. Devo enviar algumas das imagens originais, pois algumas pessoas podem gostar delas!

Sim, Pamela, algumas gostaram. E, por conta delas, tornaram-se tarólogos.

Gratidão.

One thought on “Pamela Colman Smith

  1. Herbert

    Puxa…Eu fiquei profundamente triste com isso. Porque eu admiro muito as ilustrações de Pamela. Gratidão a ela e a você que escreveu o artigo.

Deixe um comentário