Tarot manco

5oPCostumo chamar de tarot manco um baralho de tarot que não possui todas as suas cartas. Seu principal uso é o didático: no início de sua jornada pelos Arcanos, um neófito não tem conhecimento de todas as cartas, então, para começar a estudar algumas tiragens, fazemos uso apenas dos Arcanos que ele domina. Isso garante que ele comece a ter maior familiaridade com essas lâminas e com os métodos de tiragens que usará por toda a vida.

Mas é claro que usar um tarot manco não tem uso divinatório ou de autoconhecimento: o oráculo é formado por 78 lâminas. Tirar algumas (ou pior: tirar a maioria) é mudar toda a maneira de se trabalhar com ele.

Aí chegamos a uma questão importante: tem gente que usa um tarot manco por toda a sua vida. Sabia disso?

Vamos a um paralelo. Você vai até um runemal (um oraculista versado nas runas Futhark, salvo melhor explicação). São 24 runas no total (com uma runa em branco adicional, utilizada por alguns, mas nem todos, pois sua origem é fruto de discussões – mas não sou runemal, então não vou me aprofundar no assunto). Na hora da consulta com esse runemal ele diz Olha, vamos usar somente estas 8 runas: ansuz, berkana, kano, dagaz, ehwaz, fehu, gebo e hagalaz; são suficientes para eu lhe orientar.

Se o oráculo das runas utiliza 24 (ou 25) pedras, por que usar apenas 8 (pouco mais de 28% do todo)?

Ou ainda, você vai até um cartomante que se especializa em baralho cigano (Le Petit Lenormand), e ele diz que vai usar apenas 10 das 36 cartas do oráculo. Ele afirma que é o suficiente.

Imagino que você, em sua busca por conhecimento e orientação, vá, no mínimo, achar estranha a postura desses dois oraculistas.

Contudo, quando se trata do tarot, conheço pessoas que afirmam que apenas os Arcanos Maiores (22 das 78 lâminas, ou pouco mais de 28% do total) bastam para qualquer leitura. E vejo isso até mesmo com pessoas que dizem estudar o oráculo há anos.

Por que isso acontece? Tenho algumas teorias:

  • desconhecem o tarot, por não terem estudado ou por terem sido ensinados de maneira parcial
  • consideram que 78 cartas é muito para se estudar
  • acham que saber os desafios que o universo coloca diante de nós (Arcanos Maiores) é mais importante do que entender o que podemos fazer a respeito disso (Arcanos Menores)
  • compraram um baralho contendo apenas os Arcanos Maiores e acreditam que aquilo seja todo o tarot

Não sei exatamente. São teorias. O que se passa na cabeça de cada um é um verdadeiro mistério…

…mas não consigo conceber como usar propositalmente um tarot manco vai lhe dar todas as nuances de respostas que o oráculo proporciona.

Mas isso rende discussão, não é? O que pensa disso?

One thought on “Tarot manco

  1. Cristiana

    O Tarot é entendido de diferentes maneiras. Existem muitas publicações a respeito, poucas pessoas a ensinar de maneira ética e confiável. Tempestade perfeita…. O importante e fazer o que este texto faz, esclarecer. A verdade liberta e direciona para bons caminhos. saudações

Deixe um comentário